Programa de Pesquisa Translacional marca presença no Medtrop 2025


Por Flavia Rianelli – PPT/ VPPCB

Mesa-redonda reunirá coordenadores das Redes Translacionais da Fiocruz para discutir desafios e perspectivas da pesquisa integrada na instituição.

O Programa de Pesquisa Translacional (PPT/Fiocruz) participará do Medtrop 2025, um dos principais congressos brasileiros sobre doenças tropicais e saúde pública, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Neste ano, o evento será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, de 2 a 5 de novembro de 2025, reunindo pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes para discutir avanços científicos e desafios relacionados às doenças infecciosas e às políticas de saúde no Brasil.

No dia 5 de novembro, das 16h às 17h30, ocorrerá a mesa-redonda “Estratégias de atuação dos Programas Translacionais da Fiocruz: desafios e perspectivas”, no espaço M8-CCJP, dentro da programação oficial do congresso. A atividade será mediada por Alda Cruz, médica e vice-presidente da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), e contará com a participação de coordenadores das Redes Translacionais da Fiocruz, vinculadas ao PPT.

Cada representante apresentará brevemente sua Rede, contextualizando seus objetivos e destacando a contribuição para a agenda de pesquisa institucional da Fiocruz, especialmente no enfrentamento de doenças negligenciadas e na integração entre ciência e políticas públicas.

Participam da mesa:

  • Roberta Lima Caldeira (Fiocruz Minas) – Rede Fio-Schisto
  • Glaucia Elisete Barbosa Marcon (Fiocruz Mato Grosso do Sul) – Rede Fio-Chagas
  • Ricardo Moratelli Mendonça da Rocha (Fiocruz) – Rede Fio-Uma Só Saúde
  • Rubens Lima do Monte Neto (Fiocruz Minas) – Rede Fio-Leish
  • Herbert Leonel de Matos Guedes (UFRJ/Fiocruz) – Rede Fio-Mucosa
  • Adriana Bonomo (Fiocruz) – Rede Fio-Câncer
  • Fábio Rocha Formiga (Fiocruz) – Rede Fio-Nano
  • Vinícius Frias Carvalho (Fiocruz) – Rede Fio-Meta

A mesa buscará evidenciar como essas redes fortalecem a integração entre diferentes áreas do conhecimento e contribuem para a pesquisa translacional, aproximando descobertas científicas das práticas de saúde pública.

O Medtrop 2025 tem como foco promover o debate sobre os desafios contemporâneos da medicina tropical, a inovação científica e o papel das instituições de pesquisa na construção de um sistema de saúde mais equitativo e sustentável.

📎 Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial: https://medtrop2025.com.br/site/medtrop2025/o-evento.