Por Flavia Rianelli – PPT/ VPPCB
As Redes de Pesquisa Translacionais da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), terão participação destacada ao longo do Medtrop 2025, com uma série de palestras que integram a programação oficial da instituição no evento. As atividades serão realizadas no estand da Fiocruz, entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.
Promovido pela VPPCB/Fiocruz, o ciclo de palestras busca dar visibilidade às ações das Redes Translacionais, que articulam pesquisas inovadoras voltadas para o enfrentamento de importantes desafios em saúde pública, além de reforçar o papel da Fiocruz na produção científica e tecnológica voltada ao SUS.
A programação contará com apresentações de pesquisadores e coordenadores das redes de diferentes unidades da Fundação, que abordarão temas atuais e de grande relevância científica:
- 3/11 – Rede Fio-Uma Só Saúde
Palestrante: Ricardo Moratelli (FMA/Fiocruz)
Tema: Onde Uma Só Saúde e Saúde Planetária se encontram? - 4/11 – Rede Fio-Câncer
Palestrante: Adriana Bonomo (IOC/Fiocruz)
Tema: Linfócitos T CD4 em metástases de câncer de mama: parceria fatal - 4/11 – Rede Fio-Nano
Palestrante: Fábio Formiga (IAM/Fiocruz)
Tema: Nanotecnologia: da ficção científica às vacinas contra COVID-19 - 5/11 – Rede Fio-Meta
Palestrante: Vinicius Frias (IOC/Fiocruz)
Tema: Envelhecimento Precoce no Diabetes: Correlações entre Imunossenescência e Fragilidade Óssea
Essas apresentações integram as ações da agenda da Pesquisa Translacional da Fiocruz, fortalecendo o intercâmbio científico e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, com foco na inovação e na geração de soluções para a saúde pública.
O Medtrop 2025 será realizado de 2 a 5 de novembro, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para debater os principais avanços e desafios da Medicina Tropical.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial: https://medtrop2025.com.br.